Postado em 19/06/2019 às 13:44

Caravana itinerante do Fundo Constitucional do Centro-Oeste entra em ação

Ações vão envolver as administrações regionais e os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Com evento realizado na Administração Regional do Setor de Indústrias e Abastecimento (SAI), foi oficialmente aberto na terça-feira (18) o atendimento itinerante da Caravana do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Empresários das administrações regionais do SIA, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Park Way, Guará e SCIA/Estrutural são os primeiros a participar da caravana, que também envolverá as demais administrações e os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Nesta quarta-feira (19) e no próximo dia 24 (segunda-feira), das 10h às 17h, os empresários locais interessados em atendimento personalizado sobre as linhas de financiamento podem comparecer ao posto de atendimento avançado na sede do sistema Fibra. A meta dos organizadores da caravana é incentivar os financiamentos, gerando emprego e renda.

Durante o lançamento da caravana, a secretária-executiva de Planejamento da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP), Adriane Lorentino, falou sobre a necessidade de aumentar a execução dos recursos do FCO. Ela destacou que, em 2017 e 2018, a execução do DF ficou entre 5,7% e 5,9%, o que impactou negativamente na disponibilização dos recursos de 2019.
“Antes, os recursos do FCO para o DF representavam 19%”, situou. “Com a baixa execução dos anos anteriores, esse percentual passou para 10%. Queremos reverter esse quadro e aumentar a nossa capacidade de financiamento e execução para promover o desenvolvimento do setor produtivo local”. Para este ano, o fundo dispõe de R$ 703 milhões em recursos para o DF – sendo 50% para o empresarial e 50% para o rural.

Programação

No DF, as caravanas do FCO são organizadas pela SEFP e pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Regional de Brasília (BRB) e o Banco do Brasil.

Estão sendo promovidas palestras, distribuição de material informativo e atendimento personalizado para os empresários locais. As caravanas contam com orientações das instituições financeiras, do sistema Fibra e do Sebrae. Os eventos iniciaram prosseguem até o final de julho (confira agenda).

Entre as vantagens oferecidas pelo fundo, destacam-se encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); e prazo ajustado à capacidade de pagamento.

Serviço/ Agenda da Caravana do FCO

Dia 27 (quinta-feira)

Plano Piloto (Administração de Brasília)
Lago Norte