Postado em 06/12/2018 às 15:23

Controladoria-Geral do DF divulga 3º Índice de Transparência Ativa

Premiação de 40 órgãos públicos que alcançaram 100% do indicador ocorreu nesta quarta (5), durante a 4ª Semana de Combate à Corrupção

A Controladoria-Geral do Distrito Federal divulgou o nome dos órgãos públicos que cumpriram a lei distrital de acesso à informação. Neste ano, 40 alcançaram 100% do Índice de Transparência Ativa.

A cerimônia de premiação da terceira edição ocorreu nesta quarta-feira (5), no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais receberam placa alusiva à conquista.

Para atingir a meta, órgãos e entidades do DF devem divulgar nos respectivos portais da internet informações de interesse coletivo.

Entre elas estão desde as mais corriqueiras — como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico — às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

Em 2016, cinco órgãos atingiram os 100% do índice. No ano passado, 27. Para o controlador-geral do DF, Lúcio Carlos de Pinho Filho, essaevolução é significativa e reflete a diretriz inicial do governo de Brasília de “radicalizar na transparência”.

“Começamos com índices baixos, principalmente com as empresas estatais. Mas conseguimos que Caesb e Terracap se tornassem símbolo da transparência. Temos 132 órgãos públicos, e 40 chegaram a 100% do indicador. A média geral é de 73%, um excelente sinal, porque quanto maior a transparência, mais forte é a democracia”, avaliou o controlador-geral.

Cinco órgãos atingiram 100% do índice pela terceira vez:

*Casa Civil

*Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

*Secretaria de Mobilidade

*Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap)

*Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)

Os outros 35 foram:

*Secretaria das Cidades

*Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia

*Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer

*Secretaria de Fazenda

*Secretaria de Gestão do Território e Habitação

*Secretaria do Meio Ambiente

*Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

*Secretaria de Projetos Especiais

*Secretaria de Saúde

*Secretaria da Segurança Pública e Paz Social

*Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

*Vice-Governadoria

*Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

*Departamento de Trânsito (Detran)

*Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

*Fundação Hemocentro

*Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev)

*Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

*Jardim Zoológico de Brasília

*Banco de Brasília (BRB)

*Companhia Energética de Brasília (CEB)

*Companhia de Planejamento do DF (Codeplan)

*Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab)

*Companhia do Metropolitano do DF (Metrô)

*Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater)

*Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB)

*Arquivo Público do DF

*Defensoria Pública do DF

*Polícia Civil do DF

*Procuradoria-Geral do DF

*Administração Regional do Cruzeiro

*Administração Regional do Lago Norte

*Administração Regional de Samambaia

*Administração Regional de São Sebastião

*Administração Regional de Vicente Pires

O índice foi criado em dezembro de 2015 para estimular a transparência pública e o cumprimento da lei de acesso à informação por meio da competição saudável entre os órgãos e entidades do Poder Executivo distrital.

Executivo envia à Câmara Legislativa projeto de criação do Fundo de Combate à Corrupção

O governo de Brasília enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal projeto de lei que institui o Fundo Distrital de Combate à Corrupção.

O objetivo da proposta é financiar ações e programas destinados a prevenir, fiscalizar e reprimir a prática de ilícitos que ofendam os princípios da administração pública, que causem prejuízo ao erário distrital ou que resultem em enriquecimento ilícito de servidores públicos ou de pessoas jurídicas.

Atualizado em 07/12/2018 às 11:39