Postado em 17/02/2017 às 08:48

FAP abre processo seletivo para participação em eventos científicos e tecnológicos

Também é possível pedir apoio para promover eventos da área no DF. Inscrições para a primeira das oito chamadas do ano começam na segunda-feira (20)

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) publicou, nesta sexta-feira (17), dois editais que abrem processos seletivos para participação e promoção de eventos. Juntos, eles destinarão R$ 13 milhões para fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação. De acordo com a entidade, esse valor pode chegar a R$ 16,9 milhões, a depender da demanda.

Edital nº 1, de 2017, trata da participação em eventos, cursos e visitas técnicas de natureza cientifica, tecnológica e de inovação. Podem participar pesquisadores, profissionais da área, estudantes de pós-graduação stricto sensu(mestrado ou doutorado) e graduandos.

O repasse total será de R$ 7 milhões, mas pode ter aumento de até 30%. Para eventos no Brasil, o apoio será de até R$ 3 mil. No caso de participações no exterior, o auxílio poderá ser de até R$ 10 mil.

Em 2016, a FAP-DF apoiou a participação de mais de 900 estudantes e pesquisadores, com investimentos que ultrapassaram R$ 6,1 milhões.

Promoção de eventos científicos

Para interessados em promover eventos, congressos, seminários, simpósios e workshops, de âmbitos regional, nacional e mundial, o Edital nº 2, de 2017, prevê R$ 6 milhões, com limite de R$ 750 mil para cada um. Também poderá haver acréscimo de 30% nos recursos, conforme a quantidade de solicitações. Os eventos deverão ocorrer no Distrito Federal, de maio de 2017 a março de 2018.

Podem participar pesquisadores e profissionais de ciência, tecnologia e inovação com formação, experiência e vínculo permanente com instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas; instituições governamentais distritais ou federais atuantes na área; e empresas de base tecnológica sem fins lucrativos.

No ano passado, a FAP-DF apoiou 88 eventos na capital do País, com investimentos de mais de R$ 4,5 milhões.

Inscrições para os editais da FAP-DF relativos a eventos

Nos dois processos seletivos, as inscrições começam na segunda-feira (20) para os eventos de maio. Ao longo do ano, serão oito chamadas.

Os resultados vão ser divulgados, de acordo com os prazos dos eventos, no site da FAP-DF e por meio de mensagem via Sistema de Informação e Gestão de Projetos — no qual todos os candidatos deverão ter cadastro.

Acesse o Edital nº 1, de 2017, para participação em eventos, cursos de curta duração e visitas técnicas de natureza científica, tecnológica e de inovação

Acesse o Edital nº 2/2017, para apoio à promoção de eventos científicos, tecnológicos e de inovação

Atualizado em 29/10/2018 às 16:57